XVI Festival de Bandas: Conheça as escolas vencedoras de cada categoria
Apuração e premiação aconteceram nesta quinta-feira, 11, na Escola de Artes.
9/11/20253 min read


A edição 2025 do Festival de Bandas conheceu na tarde desta quinta-feira, 11, os vencedores das categorias Banda de Percussão, Banda Musical Infantojuvenil e Banda Musical; e melhores Mor da Noite. Conforme previsto em regulamento, a apuração pode ser acompanhada no auditório da Escola de Artes, somente por dois integrantes de cada banda.
Um sistema foi criado pelo setor de Tecnologia da Prefeitura de Santarém, especialmente para a apuração do Festival. Nota a nota, a live foi acompanhada pelo canal da Prefeitura de Santarém, no YouTube, com mais de 5 mil aparelhos conectados.
Na categoria Banda de Percussão, o título ficou com a Escola Municipal Alfredo Cerdeira, da comunidade Boa Fé, região do Lago Grande, com 218.5 pontos. A Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho ficou em segundo lugar, com 217.9, seguida da Escola Municipal Profª Maria da Conceição Figueira Cardoso, com a terceira colocação, total de 217.8
Na categoria Banda Musical Infantojuvenil, a Escola Estadual Dom Tiago Ryan ficou com o título, com 239 pontos. Em segundo lugar, a Escola Municipal Dra. Maria Amália Queiroz de Souza, com 237.9 pontos, e a terceira posição ficou com a Escola Estadual Rio Tapajós, com 233.9 pontos.
Na categoria Banda Musical, o título ficou com a Escola Estadual Frei Ambrósio, com 239.4 pontos. As Escolas Estaduais Almirante Soares Dutra (239.2 pontos) e Álvaro Adolfo da Silveira (238.8 pontos) ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente.
A Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida foi penalizada, e perdeu 1 ponto, após um recurso protocolado pela Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, junto a Comissão Organizadora do Festival de Bandas de Santarém por descumprimento do regulamento, visto que integrantes da banda e corpo coreográfico estiveram na avenida Tapajós, para um ensaio fora do dia e horário permitidos, após o término das apresentações, na noite do dia 9 de setembro. O recurso foi analisado e a Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) entendeu que a banda Maria de Lourdes se beneficiou com a realização de um ensaio técnico a mais, caracterizando assim, uma vantagem frente as outras bandas que cumpriram o cronograma estabelecido pela Comissão.
O XVI Festival de Bandas de Santarém contou com a participação de 20 grupos musicais, nas três categorias. As apresentações - verdadeiros espetáculos, encantaram o grande público presente, e deram trabalho aos nove jurados convidados para avaliarem as evoluções.
Também foram escolhidos os melhores Mor da Noite: do dia 9, Adriano Santos, da Escola Estadual Pretextato da Costa Alvarenga, do município de Prainha; e do dia 10, Rômulo Arruda, da Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira.
A coordenadora do evento, Monique Marinho, avaliou a realização do Festival como 'surpreendente e grandioso'.
"Nós tivemos apresentações lindas. Bandas super preparadas, organizadas, bem ensaiadas, que realizaram um belíssimo espetáculo! Gostaria de parabenizar todas as escolas, os regentes, os coreógrafos, os familiares das crianças e adolescentes que apoiam que seus filhos façam arte. É grandioso e o grande objetivo da gente com a realização do Festival: que os alunos tenham acesso à arte".
Os vencedores
Rosires Batista, regente da banda da Escola Municipal Alfredo Cerdeira, campeã da categoria Percussão, ressaltou a alegria e o esforço com que o grupo musical veio para a apresentação no Festival.
“Estou muito feliz porque conseguimos o título. Passamos três meses ensaiando incansavelmente, nos preparando para esse Festival e é difícil a logística, a questão de alimentação, mas vale a pena. Já participamos de cinco edições, sempre conseguimos ficar no pódio, mas agora vencemos na categoria Percussão”.
Anderson Campos, regente da banda da Escola Estadual Dom Tiago Ryan, campeã da categoria Musical Infantojuvenil, destacou o empenho e a emoção de conseguir o primeiro lugar.
“Eu fiquei bastante emocionado, com a dedicação e esforço dos nossos alunos. Até dia 15 de junho nós não tínhamos nem um instrumento, e mesmo assim nós acreditamos e deu tudo certo! Tivemos, claro, muito apoio, e conseguir esse título é muito prazeroso. Levamos pro Festival, uma playlist de POP Rock, e felizmente, conseguimos transmitir para o público e os jurados todo o nosso empenho e amor em fazer música, dentro da escola. A nossa banda se reinventa, em apenas três anos de existência, em 2023 participamos da categoria Percussão, ano passado em Corneta, e dessa vez ganhamos o título de melhor Banda Musical Infantojuvenil”.
Dinho Soares, regente da banda da Escola Estadual Frei Ambrósio, campeã da categoria Musical, enfatizou que sempre acreditou que a vitória poderia vir, mesmo com fortes concorrentes.
"Nós estávamos confiantes no título. Estávamos ensaiando desde maio, quando começamos a formar aqueles alunos que nunca tiveram contato com o instrumento. E vencer na categoria Musical é demais, faz valer a pena todo o nosso esforço".
Fonte: Prefeitura de Santarém