Territórios quilombolas Murumuru e Tiningu de Santarém recebem a apresentação do espetáculo "Auto da Nascença" do Teatro Iurupari neste final de semana

O teatro de rua será apresentado em abertos ao anoitecer no sábado e domingo, 6 e 7 de dezembro de 2025

12/5/20252 min read

No terceiro fim de semana seguido de circulação do espetáculo de Rua “Auto da Nascença”, o Teatro Iurupari da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizará mais duas a apresentações, desta vez em Territórios Quilombolas, neste sábado e domingo, 6 e 7 de dezembro, respectivamente nas comunidades Murumuru às 19h e Tiningu às 17h30min.

O espetáculo reporta às prestezas natalinas, tem características de teatro popular para a rua, a classificação é Livre para todos os públicos e o acesso é gratuito, e conta com o apoio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Edital 005/2025 - Fomento à Circulação de Projetos Culturais, pela Secretaria de Estado de Cultura – SECULT).

Sobre a proposta

O Teatro Iurupari retomou a concepção do Espetáculo de Rua “Auto na Nascença”, já idealizado pelo grupo nos anos de 2016 e 2017. O espetáculo Teatral foi concebido a partir do texto dramatúrgico “Ilustríssimos Senhores, dos autores Jairo Lima e Lúcio Lombardi (PE), escrita em 1979, premiada no XI Concurso Nacional de Dramaturgia/1979, do Instituto Nacional de Artes Cênicas – INACEN – prêmio Especial de Comédia. A partir de uma adaptação livre do texto para a realidade santarena e amazônica, instigando questões sociais contemporâneas, que se vinculam às escrituras bíblicas sobre o nascimento de Jesus, concebeu-se a representação cênica enquanto um Auto e Teatro de Rua.

O texto da peça remonta a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação, mas traz uma nova linguagem para um acontecimento ocorrido séculos passados. A busca por um lugar seguro para o menino nascer é reforçada por questionamentos sociopolíticos muito bem articulados por meio das personagens representadas no espetáculo. A temática do nascimento do Menino Jesus, reforça o verdadeiro sentido da Nascença: a paz e a fraternidade entre os homens.

A proposta de circulação do espetáculo teatral de rua “Auto da Nascença” do Teatro Iurupari, ocorrerá concomitantemente com a realização de atividades artísticas culturais no formato de oficinas e debates cênicos, em comunidades tradicionais, ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas de Santarém e Mojuí dos Campos/PA nos meses de novembro e dezembro de 2025.

O espetáculo, com duração de 40 minutos, tem a direção de Leandro Cazula, a sonorização e músicas são idealizadas por Amaury Caldeira e o elenco composto pelos atores: Alessandra Mota, Amaury Caldeira, André Oliveira, Cibelle Bernardes, Eleuice Vasconcelos, Lais Cunha, Lucas Ramos, Ramon Lopes e Wendel Freitas. Os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem são concebidos por Conce Gomes e por proposições do próprio grupo.

A proposta de circulação do espetáculo de rua “Auto da Nascença” tem o apoio da Reitoria da Ufopa; da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Instituto de Ciências da Educação (Iced). Ainda conta com a parceria dos apoiadores da Comunidade Quilombola Murumuru de Santarém: da Associação de Moradores, do presidente, sr. João Lira, do Vice-Presidente, sr. Raimundo Guimarães; e da Comunidade Quilombola Tiningu: da Associação de Moradores, do presidente, sr. Bena.

Sinopse

Concepção de um Auto de Natal modernizado ao épico, com presunçoso ideal da perda da ilusão em que fica somente a verdade sobre as formas atuais em que são vivenciadas as datas comemorativas dos cristãos, onde a gruta concretiza-se em qualquer canto perdido ou encontrado no mundo.

Ascom/Teatro Iurupari