Livros da trilogia “Guerreiros da Amazônia” são doados às escolas municipais de Mãe do Rio, no Pará

Evento faz parte da comemoração dos 37 anos de Mãe do Rio. Programação conta com a participação do autor, Ronaldo Barcelos, do ilustrador, Ronaldo Santana, que irão doar 200 exemplares da premiada trilogia

4/29/20253 min read

Os super-heróis da floresta desembarcam pela primeira vez em Mãe do Rio, nordeste do Pará, para comemorar o aniversário de 37 anos do município no próximo dia 11. A programação conta com a doação de 200 livros às escolas municipais e bibliotecas públicas, lançamento da edição especial de 27 anos da trilogia e do Game Desafio Leitura, jogo desenvolvido especialmente para tablets e celulares.

O autor Ronaldo Barcelos e o ilustrador Ronaldo Santana vão estar juntos durante o período de 09 a 12 de maio percorrendo todas as escolas públicas municipais para apresentar a trilogia conversar com os estudantes e professores. A ação faz parte da parceria entre o escritor e a prefeitura local, juntos tem a missão de levar educação ambiental de uma forma divertida.

Os alunos conheceram a saga dos super-heróis amazônicos em abril deste ano através do evento Cine Verde, com a participação de mais de 1000 jovens. A programação teve a exibição do desenho animado, contação de histórias e aprenderam um pouco mais sobre preservação da floresta.

Para o escritor Ronaldo Barcelos, a educação é o verdadeiro e mais forte poder para mudar realidades na Amazônia. “Ao incentivar a leitura de forma leve, apresentando a Floresta Amazônica com tantas informações reais, mas de forma lúdica, temos diversão e educação. O conteúdo desperta valores, amor pelo meio ambiente e, consequentemente, responsabilidade por sua conservação. Em diversas regiões do Brasil, os livros estão sendo utilizados nas escolas para crianças entre 10 e 14 anos”. Explica.

Trilogia

A saga de super-heróis tem a missão de proteger a Amazônia nasce a partir do desejo de espalhar a importância de preservar um patrimônio natural rico em biodiversidade, cultura, gastronomia e acima de tudo, com uma população formada por indígenas, quilombolas, ribeirinhos, com conhecimentos e saberes ancestrais que precisam ser compartilhados com todo o mundo.

A trama foi cuidadosamente escrita para inspirar jovens de todo o Brasil a se vestirem a capa de super-herói e unir esforços para cuidar do planeta, do bairro, cada um fazendo sua parte. A história é fictícia com problemas e personagens reais.

Os protagonistas têm poderes especiais advindos de animais da fauna amazônica, como a arara, boto. Temas como poluição das águas, garimpo ilegal e biopirataria são colocados de maneira didática. A intenção é despertar o lado corajoso e ativista desses leitores.

Projeto Social

Ao longo de vinte e sete anos, o projeto cumpre o importante papel de criar, produzir, divertir, educar e impactar milhões de crianças no Brasil. Ao todo são 25.000 livros e 250.000 e-books doados para mais de 1000 escolas no Brasil.

"Precisamos construir pontes com as escolas e capacitar, ajudar os professores para uma educação que forme jovens com valores, honestos, que respeitem as diferenças e as leis, que combatam a corrupção e sejam capazes de prosperar profissionalmente e socialmente." Sinaliza Ronaldo.

Livros em PDF, manuais do professor, desenhos animados e músicas podem ser baixados e assistidos em computadores, celulares e tablets. Para conhecer melhor o projeto Amazon - Guerreiros da Amazônia, basta clicar no link abaixo:

Todo o conteúdo produzido está disponível gratuitamente no site:

https://guerreirosdaamazonia.com.br

Game Desafio Leitura

As crianças e adolescentes de Mãe do Rio serão os primeiros a ter acesso ao Game Desafio Leitura, um jogo online, com o intuito de incentivar à leitura dos livros “Amazon - Guerreiros da Amazônia”. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelo celular. Ao acessar o livro, os alunos terão de responder 150 perguntas e a escola que tiver o maior número de estudantes participantes irá receber uma premiação especial.

A ferramenta que visa envolver todos os alunos, professores e escolas do município.